Capricórnio (22/12 a 20/1)

Clique para ampliar
Para evitar que Saturno devorasse o filho caçula, Réia, grávida de Júpiter, refugiou-se na ilha de Creta na caverna de Dicte e lá deu à luz secretamente ao futuro deus dos deuses e dos homens.

O filho foi alimentado com o leite da cabra Amaltéia e o mel do monte Ida. Um dia, brincando com sua ama-de-leite, Júpiter quebrou o chifre da cabra que o aleitava. Para compensá-la, prometeu-lhe que este corno se encheria de tudo aquilo que o possuidor desejasse.

Ele é chamado de Cornucópia, e tornou-se o símbolo da abundância dos dons divinos. Em reconhecimento aos seus serviços, Júpiter, mais tarde, colocou-a entre os astros com seus dois cabritos.

Capricórnio é o décimo signo astrológico do zodíaco, situado entre Sagitário e Aquário e associado à constelação de Capricornus. Seu símbolo é uma cabra. Forma com Touro e Virgem a triplicidade dos signos da Terra. É também um dos quatro signos cardinais, juntamente com Áries, Câncer e Libra. Com pequenas variações nas datas dependendo do ano, os capricornianos são as pessoas nascidas entre 22 de dezembro e 20 de janeiro.

Região do corpo: Joelhos e pele
Metal: Chumbo
Pedras preciosas: Ônix
Perfume: Extrato de Pinho
Planta: Plátano Falso
Flor: Loto
Planeta: Saturno
Cor: Negra
Elemento: Terra
Palavra-chave: Obstrução
Dia da semana: Sábado
Arcanjo Regente: Orifiel
Gênios do Zodíaco: Sagdalon e Semakiel
Tattwa: Pritvi

Como irritar um capricorniano: Organize tudo para que se sintam inúteis. Lembre-os de sua baixa posição social. Embarace-os em público: faça escândalos, berre com eles. Deixe-os esperando, nunca chegue na hora marcada.

Frase típica capricorniana: "HOJE assumi o cargo de vice-diretor de uma empresa que ORGANIZAREI, e será sucesso daqui a 10 ANOS."


Referências: 1, 2, 3, 4 e 5.