Sagitário (22/11 a 21/12)

Quíron, nasceu dos amores de Saturno e da oceânide Fílira.

Pelo fato do deus ter se unido a ela metamorfoseado num cavalo, o Centauro, possuía dupla natureza: metade animal, metade homem. Cresceu numa gruta no monte Pélion, onde adquiriu o conhecimento da botânica e da astronomia.

Quíron torna-se um grande sábio. Ensinou música, arte da guerra e da caça, moral, mas sobretudo medicina. Foi o educador de um grande número de heróis, inclusive de Hércules que, estudou na sua escola. Quando Hércules perseguia ao centauro Élato, este se escondeu no refúgio do mais justo dos centauros.

Quíron foi então ferido acidentalmente por uma flecha envenenada que Hércules havia dirigido a Élato.

Ele aplicou toda a sorte de ungüentos que conhecia sobre sua ferida, mas esta era incurável. Tamanha era a dor, que suplicou ao pai dos deuses que pusesse fim aos seus dias.

Comovido, Júpiter transferiu a Prometeu sua imortalidade e o Centauro pôde, enfim, descansar.

Quíron subiu, então, ao céu sob a forma da constelação de Sagitário. Sua flecha, apontada para o alto, simboliza a transformação do ser animal em ser espiritual.

Sagitário é o nono signo astrológico do zodíaco, situado entre Escorpião e Capricórnio e associado à constelação de Sagittarius. Seu símbolo é o centauro. Forma com Áries e Leão a triplicidade dos signos do Fogo. É também um dos quatro signos mutáveis, juntamente com Gêmeos, Virgem e Peixes. Com pequenas variações nas datas dependendo do ano, os sagitarianos são as pessoas nascidas entre 22 de novembro e 21 de dezembro.

Região do corpo: Cadeiras e músculos
Metal: Estanho
Pedras preciosas: Safira Azul
Perfume: Aloé
Planta: Agave (pita)
Flor: Hortênsia
Planeta: Júpiter
Cor: Azul
Elemento: Fogo
Palavra-chave: Benevolência
Dia da semana: Sexta-feira
Arcanjo Regente: Zacariel
Gênios do Zodíaco: Vhcri e Saritaiel
Tattwa: Tejas

Como irritar um sagitariano: Dê a eles bastantes responsabilidades. Coloque realismo na sua filosofia. Nunca ria das piadas deles. Não tope nenhuma aventura ou quebra de rotina e esteja sempre de mau-humor.

Frase típica sagitariana: "Já te disse 1.000.000 de vezes que NUNCA EXAGERO!"


Referências: 1, 2, 3, 4 e 5.