Leão (22/07 a 22/08)

Clique para ampliar
Em Neméia, cidade da Argólida, deu-se o primeiro trabalho de Hércules. Lá vivia um temido leão feroz e devastador, irmão de outros monstros igualmente terríveis: Hidra de Lerna, Cérbero, Esfinge e Quimera. A fera foi gerada pela deusa Juno para provar o herói. Passava parte do dia escondido num bosque e, quando saía de lá, aterrorizava toda a região, devorando-lhe os habitantes e os rebanhos. Caçadores e guerreiros, inutilmente o haviam atacado. Suas lanças partiam-se e suas flechas caíam no chão sem ferir o animal.

Eristeu mandou que Hércules fosse matá-lo, para pôr um fim às devastações que fazia. Primeiramente, tentou vencer o monstro a flechadas, mas, por ter a pele invulnerável, o leão não se abateu. Hércules fechou, então, uma das duas saídas da caverna do animal e, brandindo a sua temível clave, aplicou-lhe uma pancada tão forte na cabeça, que o feroz animal caiu no chão, desacordado. Agarrando-lhe com sua força extraordinária, o sufocou. 

Com a pele do leão Hércules cobriu o seu corpo e da sua cabeça fez um capacete. Em comemoração, Júpiter transforma o animal na constelação de Leão.

Leão ou Leo é o quinto signo astrológico do zodíaco, situado entre Câncer/Caranguejo e Virgem e associado à constelação de Leo. Seu símbolo é um leão. Forma com Áries/Carneiro e Sagitário a triplicidade dos signos do Fogo. É também um dos quatro signos fixos, juntamente com Touro, Escorpião e Aquário. Com pequenas variações nas datas dependendo do ano, os leoninos são as pessoas nascidas entre 22 de Julho e 22 de Agosto.

Região do corpo: Coração e espinha dorsal
Metal: Ouro
Pedras preciosas: Diamante
Perfume: Incenso
Planta: Girassol
Flor: Papoula
Planeta: Sol
Cor: Dourado
Elemento: Fogo
Palavra-chave: Vida
Dia da semana: Quarta-feira
Arcanjo Regente: Miguel
Gênios do Zodíaco: Sagham e Seratiel
Tattwa: Tejas

Como irritar um leonino: Ignore-os. Esqueça o nome deles e pergunte "Qual é mesmo o seu nome?". Em público, não os apresente às pessoas importantes.

Frase típica de leonina: "Antigamente EU era vaidoso, mas agora me curei e estou PERFEITO!"

Referências: 1, 2, 3, 4 e 5.