Gêmeos (21/5 a 20/6)

Clique para ampliar
Leda, esposa de Tíndaro, rei da Lacedemônia, tentando fugir do cortejo de Júpiter, metamorfoseou-se em gansa, mas o pai dos deuses se transformou num cisne e a tornou mãe de Pólux e Helena, seus filhos imortais.

Na mesma noite em que foi possuída por Júpiter, Leda se uniu ao marido, dando à luz Castor e Clitemnestra, ambos mortais. Segundo outra versão, Leda, já grávida de Tíndaro, foi seduzida por Júpiter que se metamorfoseou num cisne.

A jovem, acariciando a ave que se aninhara em seus braços, não percebeu que tinha sido possuída. Ao final de nove meses Leda põe dois ovos: um continha Pólux e Helena, oriundos de Júpiter e, por conseguinte, imortais: no outro, Castor e Clitemnestra, ambos mortais, por serem filhos de Tíndaro. Castor e Pólux costumam ser chamados de Dióscuros, isto é, filhos de Júpiter.

Tornaram-se célebres pela amizade fraterna que os unia. Quando cresceram, limparam o mar Egeu dos piratas que o infestavam; acompanharam Jasão e os Argonautas à Cólquida na conquista do Velo de Ouro; de volta à pátria, libertaram sua irmã Helena, raptada por Teseu.

Certa vez, convidados para o casamento de Idas e Linceu com Febe e Hilera, os dióscuros raptaram as noivas iniciando uma batalha fatal: Castor e Linceu morreram. Desesperado com a morte do irmão, Pólux pediu ao pai para torná-lo imortal. Júpiter, não podendo atendê-lo integralmente, partilhou a imortalidade entre eles, de modo que viviam e morriam alternadamente.

Assim, cada um deles passava um dia em companhia dos deuses. A seguir, transportou-os para o céu, onde formaram a constelação de Gêmeos.

Gêmeos ou Gémeos, ou ainda Gemini, é o terceiro signo astrológico do zodíaco, situado entre Touro e Câncer/Caranguejo e associado à constelação de Gemini. Seu símbolo é os irmãos gêmeos/gémeos. Forma com Libra/Balança e Aquário a triplicidade dos signos do Ar. É também um dos quatro signos mutáveis, juntamente com Virgem, Sagitário e Peixes. Com pequenas variações nas datas dependendo do ano, os geminianos são as pessoas nascidas entre 21 de Maio e 20 de Junho.

Região do corpo: Pulmões, sistema bronquial, braços e ombros
Metal: Mercúrio
Pedras preciosas: Berilo, Ouro
Perfume: Almécega
Planta: Madressilva
Flor: Crisântemo
Planeta: Mercúrio
Cor: Alaranjado e Amarelo brilhante
Elemento: Ar
Palavra-chave: Razão
Dia da semana: Segunda-feira
Arcanjo Regente: Rafael
Gênios do Zodíaco: Sagras e Saraiel
Tattwa: Vayú

Como irritar um geminiano: Aborreça-os com lágrimas e longos monólogos sobre sua vida emocional. Não converse com eles, em absoluto.

Frase típica geminiana: "Odeio fofocas.... masssss...."


Referências: 1, 2, 3, 4 e 5.