Duendes e Gnomos

Para muitas pessoas duendes e gnomos são a mesma coisa, porém não são! Apesar de serem Elementais...

O que são Elementais?

Os Elementais são seres luminosos que trabalham em conjunto com a natureza para auxiliar no seu equilíbrio. Eles são o primeiro estágio de uma existência após ela desligar-se do Transcendente.Donos de uma energia sutil e transformadora eles são fundamentais tanto para o meio material quanto para o meio espiritual. Eles podem ser divididos em quatro grupos: água, ar, fogo e terra.

Terra! É justamente aí que entram os duendes e gnomos, pois eles são um dos Elementais da terra, porém com funções distintas. =]

Os gnomos são seres que trabalham nas camadas mais profundas da terra, são grandes mineradores e artesãos. Eles tem o grande dom de cristalizar rochas, fazendo de forma simples aquilo que muitos alquimistas sonhavam: transformar um mineral qualquer em um algo de mais valor. Trabalhadores, os gnomos são concentrados no que fazem e o seu contato com seres humanos é raro. Mas, nada que os impeçam de frequentar a superfície e dormir dentro de árvores aconchegantes na beira de lagoas para descansar do calor intenso do interior dos vulcões.

Gnomos em sua maioria são generosos, são eles quem guiam os animais com sede no deserto em busca de água. Mas, em alguns casos eles podem se deixar influenciar pela ambição dos seres humanos e acabar traindo uns aos outros.

Já os duendes são seres que trabalham no interior dos vegetais de qualquer espécie. Eles tem o dom de arar a terra e ajudar na decomposição dos materiais para que sirvam de adubo para as plantas. Brincalhões, os duendes gostam muito de festas e seu contato com seres humanos é mais intenso, principalmente com crianças. Eles adoram esconder objetos e brincar com cavalos. Duendes cuidam para que tudo se renove dentro da floresta e para que as estações do ano sejam vivenciadas de forma harmônica. Eles tem o poder de atravessar paredes e as árvores nas quais eles moram traduzem aspectos da sua personalidade.

Ao elogiar uma árvore ou um fruto os duendes ficam felizes e exercem com ainda mais alegria as suas atividades ao cuidar daquela planta. Malandros, eles podem enganar e convencer pessoas ambiciosas a fazerem o que querem em troca de moedas falsas de ouro.

Tanto gnomos quanto duendes não são nossos inimigos, muito pelo contrário, eles fazem o seu trabalho com muita dedicação e a suas ações podem ser entendidas como as próprias ações do Transcendente no nosso meio. Cabe a nós não fugirmos da nossa responsabilidade e colaborarmos para que eles não carreguem todo o peso da conservação do nosso planeta.

Estes seres tem uma forte ligação com a natureza e com tudo que nela está. Ter amor pela terra é tido como um gesto nobre por gnomos, duendes e todos os demais Elementais.

E, não só para com eles mas sim para com nós mesmos.

...