Reevolução - Resenha (parte II)

-Você realmente acredita que todos ou a maioria das pessoas conhecem o ideal de Fidel? A concepção que ele e Che tinham de Justiça Social e luta de classes?

Não. Para muitos eles foram apenas alguma coisa parecida com um Tiradentes cubano, alguém que morreu por se rebelar diante de uma Coroa ou um Governo qualquer. Para alguns ainda eles foram bandidos que espalhavam terror como Osama bin Laden, e tiveram uma morte merecida devido a sua crueldade. Para outros eles foram como um músico consagrado que a maioria conhece apenas uma ou duas músicas, mas que é legal de ser usado como estampa de camisetas e afins.

-Você não acha que muitos se atraem pelo visual (no sentido literal da palavra) em relação a figura de CHE e na figura que Fidel se tornou? 

Sim, tanto é que muitas pessoas acham que usar um objeto com o semblante de Che já é por si só uma grande atitude de rebeldia. A imagem de Che visualizando um horizonte imaginário talvez seja tão intrigante quanto olhar perdido de Mona Lisa. E, eu acho que ela adquiriu essa importância por que quando é observada faz com que cada um imagine as melhorias que sonha ver no mundo. Talvez, não só isso como também a ideia de fazer as coisas acontecerem do nosso jeito (o que pode vir a ser uma grande armadilha por sinal). Além disso, há toda uma mística que a figura de Che emana e que fascina e vai continuar fascinando as pessoas por muitas gerações. 

Valores não estão muito ligados a moralidade? O que pode ser considerado valor justo e/ou legítimo?

Valores estão infelizmente ligados a moralidade e esse é o maior desafio que temos a quebrar. Por exemplo: Quem se submeteria a ser preso em prol de alguma causa? A princípio estar preso sem ter cometido nenhum delito não teria nada demais a não ser o julgamento moral que a sociedade faz antes, durante e depois do cumprimento da pena aplicada. É claro que uma série de fatores estão associados como falta de infraestrutura das penitenciárias brasileiras, enfim... Mas, quem gostaria da ideia de estar preso com “bandidos” mesmo sem dever nada para ao Código Penal? Raríssimos eu imagino. Por isso é essencial desvincularmos certos valores morais para se concretizar uma mudança. Desde o gesto mais simples como desobedecermos um policial até o de ser preso injustamente por lutar por uma sociedade justa, fraterna e sustentável.

-Bob Marley pode ser considerado um revolucionário?



Eu não vejo o Bob como um Revolucionário, mas sim como um homem de ideias revolucionárias. Musicalmente falando é inquestionável o quanto ele marcou a história da música ao espalhar o reggae pelo mundo, mas socialmente ele não foi um líder que conduziu seu povo em algum tipo de movimento social incisivo. A mudança que o Bob proporcionou foi a de abrir a visão das pessoas quanto ao seu ideal de fé, amor e igualdade social através da sua musicalidade. Os pensamentos que ele deixou estão causando algumas mudanças mesmo que imperceptíveis a sociedade como por exemplo: o crescimento da religião Rastafari. Cabe as pessoas que acreditam nesses pensamentos colocá-los em prática para concretizar de fato uma mudança social, esses se o fizerem podem ser considerados revolucionários de fato. Durante o nossa história nós tivemos muitos outros homens que tiveram pensamentos revolucionários, porém não foram Revolucionários entre esses estão Aristóteles, Nietzsche, Einstein... =]


Continua...

Se você não leu a parte I clique aqui: Reevolução - Resenha (parte I)

...