Sobre os Trilhos

Os vagões que vagavam vagarosamente para quem não podia esperar...

Essa é uma foto muito singela que eu tirei na estação de metrô Portuguesa-Tiête em São Paulo enquanto um problema técnico fez com que os vagões atrasassem alguns minutos naquele belo sábado de sol.=]

É engraçado como todas as pessoas estavam muito inquietas com um pequeno atraso. Realmente a rotina em Sampa não  deve oferecer muitas alternativas para quem deseja manter o bom humor no dia-a-dia rs. Além dos diversos fatores culturais essa enorme necessidade e o problema para se locomover afetam diretamente o emocional do paulistano, não é por acaso que eles são taxados como frenéticos e estressados por natureza.

Porém, eu confesso que de certa forma toda essa movimentação me encanta. É claro que isso é muito fácil para quem não vive em São Paulo, visita a cidade duas ou três vezes no ano, andou de metrô apenas em finais de semana e não convive diariamente com o caos social da metrópole. Enfim...

É que eu sempre fico empolgado quando me vejo na possibilidade de andar em alta velocidade sobre os trilhos. Talvez, seja apenas coisa de gente do interior. Mas, eu acredito que essa sensação vem junto com lembrança da primeira vez na qual utilizei o metrô como meio de transporte.

Era janeiro de 99, eu e meus pais voltávamos de viagem do Ceará numa época onde não existia linha direta para Campinas, ou seja, o desembarque em São Paulo era inevitável. E apesar de estarmos carregando diversas malas o meu pai resolveu cumprir uma pequena promessa que ele me havia feito quando eu ainda era mais novo: andar de metrô/.

Nós deixamos as malas com a minha mãe e compramos os nossos bilhetes. Foi uma volta simples, uma ou duas estações e já retornamos ao lugar de origem que era justamente a estação Portuguesa-Tiête. Para o meu pai foi como dividir um pouco das coisas interessantes que ele viveu em São Paulo comigo, para mim foi como andar de montanha-russa, acredite! =D

...

Obs: Esse texto foi escrito antes da paralização que ocorreu ontem na Linha Amarela do Metrô ^^ (veja aqui). Quem coisa, heim... rs

...