Curva da felicidade

Felicidade é um dos combustíveis da vida, eu não conheço ninguém que não queira ou pelo menos não quis ser feliz um dia. Buscar a felicidade pode nos trazer diversos conflitos sobre o certo e errado, o individual e o coletivo, o sentimento e um sonho de consumo. Por que ser feliz nos traz prazer físico, mental e espiritual. Até a relação com o tempo muda, quando se está feliz há um enorme desejo de que tudo dure para sempre; é como se o mundo pudesse acabar naquele exato momento que não faria diferença. =]

A ambição pela felicidade eterna faz com que muitas pessoas façam dela uma obsessão por toda vida. Hoje em dia é pregada a felicidade a qualquer preço numa busca que não respeita os limites do bem comum, onde o importante é “a minha felicidade o resto que se F*&$w#”. Ser feliz é um status prazeroso e que deve ser buscado, mas dentro dos limites dessa tal competição vamos assim dizer. Nesse lance de se obter felicidade apenas através de competição (o que já é um equivoco), muitos jogam sujo e puxam o tapete de quem estiver pela frente. Esse sentimento canibal que nunca vai trazer uma felicidade completa só faz essas pessoas terem cada vez mais sede de sangue.

É preciso ter consciência de que não se vai ser feliz para sempre em função de um momento de felicidade. Esse sentimento passa e se você não estiver preparado para isso vai sofrer muito e até talvez cair em buracos de indignação com o seu destino. Vai ficar se perguntando o porque da não continuidade daquilo tudo. 

De uma coisa esteja certo! A felicidade vem através de auges, e se você está no máximo de sua felicidade hoje a coisa mais lógica que existe é você tender a neutralidade amanhã. Entender que não se pode viver feliz para sempre pode trazer uma enorme consciência o/ Pois, a partir disso você vai começar a desfrutar de cada momento como se ele fosse realmente especial e passageiro na sua vida; além de estar desencanado com os momentos tristes que da mesma forma vão passar sutilmente, muitas vezes sem deixar vestígios.

Estar triste significa que você tem um caminho a percorrer! Tem que ainda passar pela neutralidade até chegar ao momento feliz. =] Ok, eu sei que muito se fala em mudanças repentinas de um momento para o outro, mas eu acredito que nem sempre toda essa carga emocional seja positiva. Além do que você pode estar enganando a si mesmo e gerando ilusões quanto as situação propostas. Quando estiver triste tome cuidado para não buscar uma decepção maior ainda.

Se proponha pequenos desafios para ser feliz, comece a caminhar que você ficará cada vez mais perto do horizonte. A felicidade é conquistada aos poucos, tem que ser plantada semeada e colhida. Afinal, a felicidade completa só pode ser atingida quando tudo vibra em harmonia ao seu redor fora disso há apenas uma felicidade ilusória e aparente.

Busque uma felicidade verdadeira e com o tempo você diminuirá as oscilações de sentimentos e tenderá a felicidade sutil e cativante que te trará uma profunda leveza de espírito e consistência no seu viver.

...

Friends

Em tempos de meras relações de network conseguir ter verdadeiras amizades é uma enorme riqueza.

...

SWU: começa com você.

O SWU São Paulo que foi realizado na cidade de Itu, na teoria seria mais do que um simples festival e música e tal. Ah pelo marketing parecia até que seria um Wood Stock Verde ou coisa do tipo, porém na pratica o evento não se mostrou tão consciente assim. O que o SWU mostrou foi como estamos bem distantes de nos livrar dos tantos problemas ecológicos que vivemos e que apesar de não ser a salvação o mundo a própria festa não fez juz ao propósito. E que esse tal desenvolvimento sustentável é apenas mais uma jogada para a massa não se revolta contra o sistema (há! Teoria da conspiração? =P)

Vamos então citar pontos de falta de sustentabilidade:

•Além das latinhas de bebidas a imensidão de copos descartáveis que foram usados. Ok eles foram para coleta seletiva, mas isso não repara os recursos que se extraem da natureza.
•Os transportes coletivos utilizados para se chegar na evento eram ônibus “normais” urbanos, do tipo que poluem pra caramba.
•A pouca quantidade de de tambores de lixo, não só na área aberta mas como dentro das próprias tendas.
•Cardápio do tipo fast food que além de prejudiciais a saúde, agridem a natureza desde a produção aos resíduos.
•O mais bizarro de tudo! A proibição da entrada das pessoas com alimento. Aos poucos foram se formando pilhas de barrinhas de cereal e bolachas na entrada.

Ficou claro que colocar a sustentabilidade em prática exige muito mais empenho e organização; coisa que não começa só com você, mas com nós todos. 

O próprio conceito de sustentabilidade é por si só vago... O que queremos de fato sustentar? A merda desse sistema? O homem se viu numa acuado pelo planeta em degradação e resolveu inventar essa amenização das coisas... Ah! Planta uma arvorezinha aqui... enfeita uma praça ali... recicla uma alumínio de lá... reutiliza a água e devolve ainda suja no rio de cá... Tudo não para sustentar a natureza e sim o poder de quem não tá nem aí pra ela.

Enquanto você está morando em uma casa feita me material inferior ecologicamente correto, eles estão desfrutando das suas mansões cheias de ar condicionado. Enquanto você economiza água fechando a torneira ao escovar os dentes, eles estão esbanjando os seus chafarizes de água mineral pelo jardim...

Não! Nós não vamos fazer como eles, mas é necessário ter consciência que é exatamente essa forma de organização social que estamos sustentando. E é exatamente contra essa sustentabilidade que temos que nos rebelar. O/

Fogo na Babilônia!

...

Minha Mochila

Tudo que eu preciso eu carrego comigo, o que não preciso eu sempre esqueço em casa =]

...

Punição exemplar


Punir foi método que a sociedade encontrou para coagir as pessoas que tem atitudes que negam/impedem/ofendem o bem comum, sendo assim o sujeito que comete um ato que traga malefícios ao bem estar do grupo não está apto a viver em sociedade, logo deve ser punido. O que as vezes as pessoas não entendem é o motivo. O indivíduo (na teoria) não é punido para compensar o ato que cometeu, ele é punido para se ressocializar e ter condições de viver em sociedade novamente ou ainda servir de exemplo para intimidar os outros membros do grupo à não cometer os mesmos atos.

Porém, a justiça é feita por indivíduos que só pensam em seus próprios interesses que não aceitam opiniões que contrariem os seus dogmas e ameassem o seu poder. Por isso homens que são muito além do seu tempo que tragam um novo modo de pensar e ver o mundo, e que lutam por isso acabam sendo presos. Assim foi com Tiradentes (kkk exagero talvez, eu sei =]), Nelson Mandela, Martin Luther King Jr, Mahatma Gandhi, Galileu Galilei, Jesus Cristo... além de muitos outros.

Cristo por exemplo, foi condenado simplesmente por oferecer uma visão de vida diferente do que vivia a sociedade judaica. Sua condenação foi para servir de exemplo para todos aqueles que ousassem seguir sua ideias.

Desde então os cristãos ganharam adeptos e hoje  são a maior religião do mundo, mas ouve muita mudança no modo de pensar do cristianismo no decorrer da história. No começo o exemplo de cristo servia como motivação para continuar lutando fervorosamente por um ideal, hoje o exemplo de cristo limita os seus seguidores.

Até o século V os cristãos sofreram com as perseguições por causa de seus ideais, a maioria deles foram torturados antes de morrer. Quando olhamos para a morte dos primeiros cristão vemos que eles sofreram de modo até superior a Cristo, Paulo por exemplo, além de ser crucificado, foi crucificado de cabeça para baixo. Aí você observa uma dedicação do discípulo para com o mestre, do tipo “se Ele lutou eu tenho que lutar em dobro”. Infelizmente, os cristãos de hoje estão limitados dentro do pensamento “Cristo morreu pelos meus pecados”, ou seja, cristo já sofreu por você e agora é só goza disso tudo, como se todos os conflitos tivessem sido cessados.

O cristão de hoje em dia adora colocar camiseta, chaveiro, adesivo. Mas, o espírito revolucionário ficou longe faz muito tempo, os cristão se fecham cada vez mais dentro de grupos como se fosse legal ter Deus só para eles. Quem sabe um dia consigamos resgatar o verdadeiro sentido da crucificação de Cristo...

Por que “eles” queriam o nós NÃO seguíssemos o seu exemplo, e é exatamente o que estamos fazendo.

...

Geometria

Todo quadrado quando é olhado de uma grande distância toma a forma de um circulo, ou seja, "perde" suas arestas.

...

Zerésima

Eleições presidenciais e tal... de novo, enfim. De quatro em quatro anos nós temos que escolher um novo(a) representante para a nossa nação. Todos já sabem que votar é importante etc a mesma coisa de sempre bla bla bla. Porém, este ano estarei participando das eleições não apenas com o meu voto, além disso vou dedicar todo domingo ao serviço de secretário de seção eleitoral =D (por livre espontânea convocação claro rsrs). De fato eu fiquei alegre com isso, afinal, a cada dia dedicado a democracia eu ganharei dois de bonificação no meu outro emprego o/

Participar do processo democrático é uma experiência fantástica, por que nós cidadãos temos o direito de eleger as pessoas que não vão nos governar. É exatamente isso! A não ser que o povo tenha um desejo sadomasoquista ou coisa do tipo, ninguém (isso se falando da nossa cultura) vai eleger um cara com ar de ditador que vai mandar e desmandar no país. Ninguém quer isso, nós queremos líderes legais que respeitem os nossos direitos, garantam a liberdade de expressão e que nos tragam o desenvolvimento em todos os setores; sejam eles: distribuição de renda, saúde, educação, economia, cultura, esporte, lazer... Esse é o pensamento democrático, queremos simplesmente um indivíduo que não governe absolutamente ninguém, e devemos evitar a todo custo que o contrário aconteça.

Já dizia Henry David Thoreau: "O melhor governo é o que menos governa" 
 
Voltando para a parte prática da coisa, a função de secretário eleitoral parece ser até agradável. Segundo o treinamento que recebi, temos a função de recepcionar os eleitores, conferir os documentos, e auxiliar os integrantes da mesa, além de escrever a ata da seção ^^. Além disso existem as curiosidades, por exemplo: antes de se começar a votação nós imprimimos um documento chamado zerésima, nele sai um relatório da urna que mostra a quantidade de votos que todos candidatos possuem e que deve ser ZERO já que ninguém votou ainda; e segundo algumas estimativas a zerésima desse ano deve ter aproximadamente 15 metros rs. Enfim, espero que tudo de certo e que as coisas corram bem e que não ocorra nenhuma inconformidade. =]

Vale ressaltar! não esqueça o número dos seus candidatos, nem o título de eleitor junto de outro documento com foto e de conferir onde fica a sua seção eleitoral. Lembre que somos novos nesse lance de votar, no Brasil o voto direto vai completar apenas 20 anos. Eu sei que já elegemos e talvez vamos eleger nessa próxima muitos pilantras, mas faz parte do processo. Aos poucos estamos aprendendo a distinguir o joio do trigo e disso eu tenho certeza.

Desejo a todos um bom voto o/

...