Zerésima

Eleições presidenciais e tal... de novo, enfim. De quatro em quatro anos nós temos que escolher um novo(a) representante para a nossa nação. Todos já sabem que votar é importante etc a mesma coisa de sempre bla bla bla. Porém, este ano estarei participando das eleições não apenas com o meu voto, além disso vou dedicar todo domingo ao serviço de secretário de seção eleitoral =D (por livre espontânea convocação claro rsrs). De fato eu fiquei alegre com isso, afinal, a cada dia dedicado a democracia eu ganharei dois de bonificação no meu outro emprego o/

Participar do processo democrático é uma experiência fantástica, por que nós cidadãos temos o direito de eleger as pessoas que não vão nos governar. É exatamente isso! A não ser que o povo tenha um desejo sadomasoquista ou coisa do tipo, ninguém (isso se falando da nossa cultura) vai eleger um cara com ar de ditador que vai mandar e desmandar no país. Ninguém quer isso, nós queremos líderes legais que respeitem os nossos direitos, garantam a liberdade de expressão e que nos tragam o desenvolvimento em todos os setores; sejam eles: distribuição de renda, saúde, educação, economia, cultura, esporte, lazer... Esse é o pensamento democrático, queremos simplesmente um indivíduo que não governe absolutamente ninguém, e devemos evitar a todo custo que o contrário aconteça.

Já dizia Henry David Thoreau: "O melhor governo é o que menos governa" 
 
Voltando para a parte prática da coisa, a função de secretário eleitoral parece ser até agradável. Segundo o treinamento que recebi, temos a função de recepcionar os eleitores, conferir os documentos, e auxiliar os integrantes da mesa, além de escrever a ata da seção ^^. Além disso existem as curiosidades, por exemplo: antes de se começar a votação nós imprimimos um documento chamado zerésima, nele sai um relatório da urna que mostra a quantidade de votos que todos candidatos possuem e que deve ser ZERO já que ninguém votou ainda; e segundo algumas estimativas a zerésima desse ano deve ter aproximadamente 15 metros rs. Enfim, espero que tudo de certo e que as coisas corram bem e que não ocorra nenhuma inconformidade. =]

Vale ressaltar! não esqueça o número dos seus candidatos, nem o título de eleitor junto de outro documento com foto e de conferir onde fica a sua seção eleitoral. Lembre que somos novos nesse lance de votar, no Brasil o voto direto vai completar apenas 20 anos. Eu sei que já elegemos e talvez vamos eleger nessa próxima muitos pilantras, mas faz parte do processo. Aos poucos estamos aprendendo a distinguir o joio do trigo e disso eu tenho certeza.

Desejo a todos um bom voto o/

...