SWU: começa com você.

O SWU São Paulo que foi realizado na cidade de Itu, na teoria seria mais do que um simples festival e música e tal. Ah pelo marketing parecia até que seria um Wood Stock Verde ou coisa do tipo, porém na pratica o evento não se mostrou tão consciente assim. O que o SWU mostrou foi como estamos bem distantes de nos livrar dos tantos problemas ecológicos que vivemos e que apesar de não ser a salvação o mundo a própria festa não fez juz ao propósito. E que esse tal desenvolvimento sustentável é apenas mais uma jogada para a massa não se revolta contra o sistema (há! Teoria da conspiração? =P)

Vamos então citar pontos de falta de sustentabilidade:

•Além das latinhas de bebidas a imensidão de copos descartáveis que foram usados. Ok eles foram para coleta seletiva, mas isso não repara os recursos que se extraem da natureza.
•Os transportes coletivos utilizados para se chegar na evento eram ônibus “normais” urbanos, do tipo que poluem pra caramba.
•A pouca quantidade de de tambores de lixo, não só na área aberta mas como dentro das próprias tendas.
•Cardápio do tipo fast food que além de prejudiciais a saúde, agridem a natureza desde a produção aos resíduos.
•O mais bizarro de tudo! A proibição da entrada das pessoas com alimento. Aos poucos foram se formando pilhas de barrinhas de cereal e bolachas na entrada.

Ficou claro que colocar a sustentabilidade em prática exige muito mais empenho e organização; coisa que não começa só com você, mas com nós todos. 

O próprio conceito de sustentabilidade é por si só vago... O que queremos de fato sustentar? A merda desse sistema? O homem se viu numa acuado pelo planeta em degradação e resolveu inventar essa amenização das coisas... Ah! Planta uma arvorezinha aqui... enfeita uma praça ali... recicla uma alumínio de lá... reutiliza a água e devolve ainda suja no rio de cá... Tudo não para sustentar a natureza e sim o poder de quem não tá nem aí pra ela.

Enquanto você está morando em uma casa feita me material inferior ecologicamente correto, eles estão desfrutando das suas mansões cheias de ar condicionado. Enquanto você economiza água fechando a torneira ao escovar os dentes, eles estão esbanjando os seus chafarizes de água mineral pelo jardim...

Não! Nós não vamos fazer como eles, mas é necessário ter consciência que é exatamente essa forma de organização social que estamos sustentando. E é exatamente contra essa sustentabilidade que temos que nos rebelar. O/

Fogo na Babilônia!

...