Copa do Mundo.

Copa do Mundo é um lance em que o Brasil para por um mês, expectativa monstro toma conta daqueles que gostam mesmo do evento ou que apenas serve como motivo para dar uma aliviada na rotina de trabalho (talvez) =]. Mesmo as pessoas que ooodeiam futebol são massacradas a terem comportamento semelhante aquelas que gostam, por que os noticiários, roupas, jornais, açougues, 1.99's, supermercados, escolas, embalagens dos produtos, comércios... Tudo fica verde e amarelo.

Só que mesmo gostando de futebol e tal esse ano num assisti nenhum jogo, falta de tempo talvez... Ando assistindo pouca TV talvez rs... De certa forma não me dei conta do evento, quando eu vi as equipes já estavam jogando. Mas uma coisa me fez acredita sim que estamos em época de Copa, foi quando eu passei por Campinas no fim de semana. Eu fiquei impressionado com a decoração da cidade, dos monumentos e principalmente com o Centro de Convivência que ficou totalmente caracterizado... Uma decoração simples e tal sem muitas luzes e na minha opinião até mais bonita do que a do natal! Aí que deu aquele BUM! É copa mano! =D

Todos os países do mundo se reúnem em torno de um evento para celebrar o seu esporte predileto em forma competição e como é engraçada a necessidade de competir, se fosse uma reunião para se discutir a solução para os problemas da humanidade garanto que não haveria tanta empolgação.

E nesse mundial o lance foi levá-la para a África do Sul, e para um evento tão importante um anfitrião subdesenvolvido é de certa forma uma armadilha; eu não acredito muito boa vontade não. O lance é mais ou menos assim: "Vocês se constroem estádios megamodernos e gastão uma grana enorme para seguir as exigências que nós impormos, gastam bilhões ( que nós não queremos gastar e se possível emprestem da gente) que nós vamos aí somente para participar com nossas equipes e o todos saberão que vocês são ricos o suficiente para sediar uma Copa do Mundo" . É assim que eu vejo!

Os países ricos se sentem desmotivados a receberem uma Copa por que talvez eles perceberam que esses eventos são de certa forma problemáticos, tem que correr tudo com perfeição. Tem que se ter cuidado redobrado com segurança, e antes um atentado terrorista lá do que aqui! (fácil entender essa lógica também =]) sem fala que eles não querem aquela superpopulação de turistas chatos que lotam os hotéis, ficam andando fantasiados que nem retardados pelas ruas e ainda arrumam briga ainda kkk. Eu penso que agora um tour pela Europa estaria saindo pelo menos um pouquinho mais barato, devido a galera está querendo ir para África...

Mas o que de fato às vezes mais me preocupa seria a fato da mídia estar tentando de certa forma mascarar a pobreza na África. É possível até questionar "Nossa vocês estão tão bem fazendo uma Copa do Mundo por qual razão eu deveria retirar os meus subsídios dos seus produtos agrícolas?". A África é sim um país pobre e tal e como todos os outros necessitam de distribuição melhor de renda, avanços na ciência, Universidades, e tudo mais.

E se caso as coisas não acontecerem conforme o esperado tenha certeza que vai ser bem mais fácil justificar: "Não deu certo, mas olha lá onde foram fazer... por que foi na África".

Eu acho muito legal o lance de descentralização da cultura sim! Mas não dessa forma; por que a FIFA que é toda influente não cria um fundo mundial de contribuição onde os países que sediassem da Copa não tivessem que investir tanto assim por um evento que dura um mês? Não é justo pra mim o custo do evento cair nas costas de um só pais, ninguém joga sozinho! Sendo assim os custos do mundial deveriam ser divididos também entre a comunidade internacional. É uma questão para ser se repensar. =]